sábado, 9 de outubro de 2010

O CURSO DE GEOGRAFIA

Vida de Geógrafo

“O curso de Geografia proporciona um amplo conhecimento dos fenômenos que se comportam espacialmente. A configuração espacial está, portanto, ligada à evolução da vida humana, que se conduz por meio de uma série de fatores - naturais, econômicos e geológicos, entre outros. Assim, o Geógrafo encontra possibilidades de atuação nas mais diversas áreas, como consultorias; empresas e órgãos públicos e privados ligados à utilização e/ou conservação de recursos naturais; análise de dados sobre as condições de vida da população; além de uma crescente demanda como professor. Hoje, trabalho como bolsista de apoio técnico de um projeto de pesquisa relacionado à expansão urbana no eixo sul de Belo Horizonte. O apoio envolve principalmente a utilização do geoprocessamento, área em que estou me especializando.”

Sobre o curso

O curso de Geografia faz com que os alunos compreendam a gênese e a dinâmica dos processos e fenômenos responsáveis pela produção e organização dos espaços natural e instituído pelo homem.
O curso é oferecido nas modalidades Bacharelado e Licenciatura.
O currículo é composto por disciplinas obrigatórias e optativas oferecidas pelo Departamento de Geografia e por outras áreas científicas.

Área de atuação

O profissional dessa área pode atuar em:
  • órgãos públicos ou privados
  • instituições de pesquisa
  • instituições de ensino.
O Bacharel pode atuar como geógrafo, pesquisador ou profissional liberal. Seu campo de ação envolve as atividades de reconhecimento, bem como o levantamento e mapeamento socioambiental, tendo-se em vista a caracterização do espaço geográfico e o planejamento territorial, estudos demográficos, planejamento urbano e regional, gestão de recursos naturais e planejamento de áreas agrícolas, entre outros.
O Licenciado pode trabalhar como professor nos ensinos Fundamental e Médio, além de desenvolver atividades como a elaboração de projetos de ensino, a preparação, o acompanhamento e a avaliação de atividades extraclasse.
Fonte: www.ufmg.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário