domingo, 31 de outubro de 2010

III SEMANA CIENTÍFICA DE GEOGRAFIA - UFPI

A Comissão de Formatura Geo 2008.2, vem por meio dessa postagem, parabenizar ao CAGEO e toda equipe organizadora da III Semana Científica de Geografia e II Seminário Discente de Métodos e Técnicas da UFPI pelo sucesso do evento, realizado entre os dias 25 a 29/10/2010.
Foram realizadas palestras, mini-cursos, além de mesar-redondas e GDV's. O evento contou ainda com a participação dos renomados professores: Dr. José William Vesentino (USP) e Dr. Nestor André Kaerchev (UFRGS).

O TRABALHO JÁ INICIOU

A Comissão de Formatura Geo 2008.2 vem trabalhando para garantir uma formatura impecável. Como ponta-pé inicial de nossas atividades, estamos realizando a rifa do kit GeoNatura, onde conseguimos ter uma boa aceitação dos nossos colaboradores. Aproveitamos a oportunidade para informar que já iniciamos a prestação de contas referente à rifa. Em breve, enviaremos um e-mail para cada membro da Comissão, contendo todo o relatório de valores referentes à rifa, informando o valor arrecadado por cada membro, bem como as despesas realizadas e o saldo disponível em caixa junto à Comissão de Formatura.
Sempre faremos o possível para manter-lhes informados de todas as atividades desenvolvidas pela nossa Comissão.

A UNIÃO FAZ A FORÇA

Para tornarmos nossos sonhos em realidade, necessitamos da ajuda de parceiros e colaboradores. Entramos em parceria com os alunos da Turma 2008.1, pois quanto mais pessoas empenhadas no mesmo objetivo, mais fácil será de alcançá-lo. Faremos uma única formatura para ambas as turmas. Firmamos também parcerias com a Celebração Eventos, empresa bastante conceituada no ramo de formaturas em Teresina. Com isso, esperamos ter um dos momentos mais marcantes de nossas vidas: a formatura!

domingo, 10 de outubro de 2010

RELAÇÃO DOS ALUNOS DAS TURMAS 2008.1 E 2008.2 QUE ADERIRAM À FORMATURA

Confira abaixo a relação dos alunos que aderiram à Formatura:

TURMA 2008.1
Fátima Alves da Cruz
Francimaikon Lázaro Vieira da Silva
Ismael do Nascimento Silva
Jackson Oliveira Veloso
Joanne Alves de Abreu
José Vieira Monção
Júlia Nathália Barbosa da Rocha
Laís Coelho Amorim
Marcelo Sales Silva
Marcos Barbosa Soares
Maria Deusiane C. da Silva
Taís Maiara Sousa
Yuri Soares Silva
Vanessa de Oliveira Macêdo


TURMA 2008.2
Anderson Amorim Brito
André Luiz de Sousa Alves
Antonia Alves Gomes
Fabiano Rodrigues de Sousa
Francisca Elenice Ferreira de Sousa
Francisco das Chagas A. Moura Júnior
Francisco Martins Pires
Gil Anderson Ferreira
Gilberto Dias dos Reis
Gleydson de Sousa
Helena Mendes Vieira
Humberto Augusto da Rocha
Ian Barbosa Bueno
Jean Pereira dos Santos
José Roberto Pereira dos Santos
Juliana Cristina Nascimento Marques
Leonardo Santos Cavalcante
Leilson Alves dos Santos
Marcos de Oliveira Costa
Paulo Danizyo de C. Morais
Rafaela dos Santos Leal
Rafael Soares de Sousa
Renata Soares da Silva
Rodollfo  Oliveira
Tairo Rodrigues Júnior
Wellynne Carla de S. Barbosa

sábado, 9 de outubro de 2010

O CURSO DE GEOGRAFIA

Vida de Geógrafo

“O curso de Geografia proporciona um amplo conhecimento dos fenômenos que se comportam espacialmente. A configuração espacial está, portanto, ligada à evolução da vida humana, que se conduz por meio de uma série de fatores - naturais, econômicos e geológicos, entre outros. Assim, o Geógrafo encontra possibilidades de atuação nas mais diversas áreas, como consultorias; empresas e órgãos públicos e privados ligados à utilização e/ou conservação de recursos naturais; análise de dados sobre as condições de vida da população; além de uma crescente demanda como professor. Hoje, trabalho como bolsista de apoio técnico de um projeto de pesquisa relacionado à expansão urbana no eixo sul de Belo Horizonte. O apoio envolve principalmente a utilização do geoprocessamento, área em que estou me especializando.”

Sobre o curso

O curso de Geografia faz com que os alunos compreendam a gênese e a dinâmica dos processos e fenômenos responsáveis pela produção e organização dos espaços natural e instituído pelo homem.
O curso é oferecido nas modalidades Bacharelado e Licenciatura.
O currículo é composto por disciplinas obrigatórias e optativas oferecidas pelo Departamento de Geografia e por outras áreas científicas.

Área de atuação

O profissional dessa área pode atuar em:
  • órgãos públicos ou privados
  • instituições de pesquisa
  • instituições de ensino.
O Bacharel pode atuar como geógrafo, pesquisador ou profissional liberal. Seu campo de ação envolve as atividades de reconhecimento, bem como o levantamento e mapeamento socioambiental, tendo-se em vista a caracterização do espaço geográfico e o planejamento territorial, estudos demográficos, planejamento urbano e regional, gestão de recursos naturais e planejamento de áreas agrícolas, entre outros.
O Licenciado pode trabalhar como professor nos ensinos Fundamental e Médio, além de desenvolver atividades como a elaboração de projetos de ensino, a preparação, o acompanhamento e a avaliação de atividades extraclasse.
Fonte: www.ufmg.br

ORGANIZAÇÃO DA FESTA DE FORMATURA DEVE COMEÇAR NO INÍCIO DO CURSO

Especialista em direitos do consumidor fala sobre os cuidados na organização.

As festas de formaturas estão cada vez mais profissionais. Colação de grau, bailes e cerimônias são feitas por empresas especializadas. A organização deve começar no início do curso para não haver surpresas desagradáveis de última hora.
Pode até parecer estranho, mas entrou na faculdade já é preciso pensar em sair. Quem explica isso é o especialista em direito do consumidor Adriano de Paula. Leia abaixo a entrevista.

Por que a organização da formatura deve começar tão cedo?Adriano de Paula - Porque as despesas com qualquer formatura são muito grandes. Se você faz qualquer programa de forma antecipada e planejada, a coisa vai sair de acordo.

Como os alunos podem se organizar?
De Paula - Eles podem se organizar através de uma associação constituída formalmente ou de maneira informal, mas sempre mantendo toda receita e toda despesa de forma escriturada para que possa prestar contas a quem que seja.

Contratos verbais nem pensar?
De Paula - Contratos verbais nem pesar. Sempre por escrito e fazer contratos sempre mais próximo da época do evento de formatura. Não fazer nada antecipadamente porque a empresa que fornece, por exemplo, o bufê pode durante os quatro ou cinco anos do curso deixar de existir ou ter problemas.
O que é imprescindível em um contrato?
De Paula - Sobretudo verificar todos os direitos e obrigações que estão relacionados para as que pessoas possam saber a que elas estão se obrigando, quais vão ser as épocas do pagamento e quais são os deveres de quem vai prestar o serviço - seja de fotografia, de bufê ou qualquer coisa.
Os representantes da classe são importantes?
De Paula - A comissão de formatura é importante porque representa perante os alunos, perante a faculdade e perante os prestadores de serviço.

Beca
As becas são consideradas sinônimos de uma formatura. O modelo tradicional é confeccionado na tonalidade preta, e no traje é incluída uma faixa da cor do curso em questão.
O aluguel das becas deve ser feito pelo menos três meses antes do evento. Desta maneira, a prova será realizada dentro do prazo estipulado pela comissão de formatura e todos os ajustes nas mangas e barras estarão perfeitos para o grande dia.

Foto e filmagem
Antes de contratar os profissionais que cuidarão da foto e filmagem, procurem conhecer o trabalho deles. Assim, vocês não terão surpresas desagradáveis
fonte: Do G1, com informações do Bom Dia Minas.

CUIDADOS A SEREM TOMADOS PELA COMISSÃO DE FORMATURA

  • É preciso eleger uma comissão de formatura que cuidará da contratação da empresa. A recomendação é fazer um levantamento de preços detalhado;

  • A comissão deve visitar possíveis locais para a festa, provar o cardápio e ir a algum evento organizado pela empresa;

  • Se os alunos decidirem contratar uma banda, é importante que o nome e o repertório também estejam discriminados no contrato;

  • Como o contrato é coletivo, as decisões são por consenso. Itens como data, horário e local, além de cardápio, decoração, número de convites por formando, aluguel da beca e banda devem ser firmados por escrito;

  • Atenção aos imprevistos. Caso seja necessário mudar algum item em cima da hora, é preciso seguir os padrões acordados anteriormente;

  • Preços, formas de pagamento, parcelas e encargos por atraso devem estar claros no contrato. Todos os alunos devem ter uma cópia;

  • O tema fotos e filmagens merece um item à parte;

  • Os critérios para cancelamento do contrato individual ou geral e a restituição de valores pagos devem estar claros. É considerada abusiva a cláusula que estipula a perda total de valores desembolsados, mesmo para os alunos reprovados.